Concerto de Final de Ano da Escola de Concertinas do Rancho de Fafel encanta plateia
Na noite de 14 de julho de 2025, o Centro Cívico de Lamego encheu-se de música, alegria e tradição com o Concerto de Final de Ano da Escola de Concertinas do Rancho de Fafel. A partir das 21 horas, o público foi brindado com um espetáculo vibrante, repleto de sonoridades populares que celebram a música tradicional portuguesa.
Sob a orientação da professora Susana Sarmento, os jovens músicos demonstraram todo o empenho e evolução conquistados ao longo do ano letivo. O repertório incluiu, entre tantos outros, temas bem conhecidos e acarinhados como “Malhão Antigo”, “Aldeia da Roupa Velha”, “O Mar Enrola na Areia”, “Maneio”, “Gotinha de Água” e “Para Ti Baiana”, que fizeram ecoar ritmos festivos e nostálgicos pelas lages da esplanada.
Subiram ao palco os talentosos alunos Duarte Pontes, José Correia, Leonor Ponte, Mariana Costa, Patrick Gonçalves, Rui Lourenço, Susana Domingues, Tomás Sarmento, e, naturalmente, a professora Susana Sarmento, que também participou ativamente no espetáculo. O elemento Egas Pereira esteve ausente por se encontrar em período de férias, mas foi lembrado com carinho pelos colegas e pela plateia.
O concerto encerrou com uma salva de palmas entusiástica e um pequeno lanche oferecido pelo Rancho Regional de Fafel, num momento de orgulho partilhado entre músicos, familiares, amigos e toda a comunidade presente. Foi uma noite especial que reforçou a importância da música tradicional como forma de expressão cultural e de união entre gerações.
A Escola de Concertinas do Rancho de Fafel volta assim a afirmar-se como um projeto essencial na valorização do património musical português, preparando com dedicação os músicos de amanhã.

Cumprindo, uma vez mais, uma função social e cívica de promoção da inclusão, de coesão e tolerância, de respeito e valorização do próximo, a Escola de Concertinas, dinamizada pela professora Susana, visitou o Centro Social e Paroquial de Penude e o Lar da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, em Armamar, no sentido de levar aos seus utentes e funcionários o conforto da quadra que atravessamos.
Carregados com as concertinas, juntamente com a alegria e a magia do Natal, levaram carinho, ternura, afeto e muita alegria a todos os que, no ocaso da vida, ali se encontram diariamente.
Estão, pois, de parabéns todos os que dedicaram um poucochinho do seu dia para proporcionar momentos de convívio e boa disposição aos nossos anciãos.
Bem-hajam!
1.º Ano

Em outubro de 2023, Susana Ferreira, membro da tocata do Rancho Regional de Fafel, decidiu encetar um novo projeto que, carinhosamente, designamos por Escola de Concertinas. A Susana – que aprendeu a tocar concertina com o Sr. Roxo (antigo membro do RRF) – entendeu que, ao fim de mais de 29 anos neste grupo folclórico, devia transmitir os seus conhecimentos à comunidade. E em boa hora o fez, pois a adesão, ao longo do ano, foi generosa e as aulas, que decorreram aos sábados de manhã, deram frutos que puderam ser apreciados na passada sexta-feira, 19 de julho, às 21 horas, no Centro Cívico de Lamego.



Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.
Aldous Huxley
























