Cortejo etnográfico 2025
O Rancho Regional de Fafel, com a colaboração de Duarte Morais, organizou mais um Cortejo Etnográfico para as festas em honra de N.ª Sra. dos Remédios.
Autoria: @part_time_filmmakers
Grupos participantes:
Bombos de Samodães
Rancho Folclórico de Penude – Lamego;
Rancho Folclórico do Centro Cultural de Ferreirim – Lamego;
Rancho Folclórico de Gogim – Armamar;
Grupo Desportivo e Cultural de Samodães – Lamego;
Rancho Folclórico Flor do Sabugueiro – Dalvares – Tarouca;
Associação Vida que Desponta – S. Romão – Armamar;
Rancho Folclórico de Lumiares – Armamar;
Rancho Folclórico e Etnográfico da Associação Desp. Cult. e Recreativa Relvense – Castro Daire;
Rebanho de ovelhas, Hélder Rodrigues – Colo de Pito – Monteiras – Castro Daire;
Junta de Freguesia de Várzea da Serra – Tarouca;
Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade – Resende;
Grupo Etnográfico da Universidade Sénior “Roga pró Doiro” – Armamar;
Marco Gouveia – S. João da Pesqueira;
Rancho Folclórico S. Pedro de Paus – Resende;
Rancho Folclórico de Barrô – Resende;
Associação de Juventude da Freguesia de Gouviães- Tarouca;
Rancho Folclórico da Granja do Tedo- Tabuaço;
Rancho Folclórico Os Medroenses – Santa Marta de Penaguião;
Rancho Folclórico de Tendais – Cinfães;
Grupo Etnográfico Danças e Cantares O Cantaréu – Vila Real;
Escola de Concertinas do Rancho Regional de Fafel – Lamego;
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo – Cinfães;
Rancho Regional de Fafel – Lamego;
Orquestra Cem Notas.
Rancho Regional de Fafel brilhou em Praga e levou tradições durienses e lamecenses à Europa Central
Entre os dias 1 e 12 de agosto de 2025, o Rancho Regional de Fafel realizou uma digressão por vários países europeus, levando consigo as tradições portuguesas – com especial destaque para o património duriense e lamecense que orgulhosamente representa.
O itinerário incluiu passagens por França (Marselha, Estrasburgo e Brive-La-Gaillarde) e incluiu cidades emblemáticas de Itália (Pisa, Florença, Pádua e Trieste), da Eslovénia (Liubliana), da Áustria (Viena), onde o grupo contou com o precioso e generoso apoio de um “guia turístico” lamecense – Agostinho Mendes, a residir e trabalhar naquela cidade há muitos anos, e a quem deixamos o nosso público e empenhado agradecimento –, da Alemanha (Nuremberga) e, naturalmente, da Chéquia (Praga).
O momento alto da digressão aconteceu precisamente em Praga, com a participação no 45.º International Competition and Folklore, Dance and Music Festival “PRAGUE STARS” (summer edition), realizado no histórico Hybernia Theatre e promovido pela The European Association of Folklore Festivals – EAFF, ICH Partner of UNESCO. O Rancho Regional de Fafel destacou-se pela autenticidade da sua performance e conquistou o primeiro lugar na categoria “Traditional Folk Dances, Music and Singing Groups”, levando o nome de Portugal – e em particular do Douro e de Lamego – ao mais alto nível neste prestigiado certame internacional, que contou ainda com a presença de grupos oriundos da Polónia, da Eslováquia, da Bulgária, do Cazaquistão, da Alemanha, da Roménia, da Geórgia e de Taiwan.
A direção do Rancho Regional de Fafel deixa ainda um agradecimento público à autarquia lamecense, pelos brindes cedidos e fundamentais na promoção da região, a Miguel Gouveia, pela generosa oferta, que muito contribuiu para esta participação, e, em particular, a todos os membros (incluindo aqueles que, por razões várias, não puderam estar presentes) que constituem esta grande família que é o Rancho Regional de Fafel.
Ao longo de doze dias, o grupo viveu momentos de intensa partilha cultural, consolidando amizades e deixando uma marca de Portugal no coração da Europa.









Fim de Semana Caramelo para o Rancho Regional de Fafel
Cultura popular, música e gastronomia típica encheram de cor e sabor o Jardim José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, concelho de Palmela, e este ano o Rancho Regional de Fafel, de Lamego, teve a honra de se juntar à festa que decorreu entre sexta-feira e domingo.
Para o Rancnho Regional de Fafel, a participação no IX Fim de Semana Caramelo e no 34.º Festival de Folclore Adulto representou não só uma oportunidade de partilha das tradições de Lamego, mas também um verdadeiro reencontro com a essência da cultura portuguesa, lado a lado com outros ranchos e a comunidade de Pinhal Novo.
A celebração arrancou na sexta-feira, com os sons vibrantes da Bardoada – Grupo do Sarrafo, mas foi no sábado, dia 12 de julho, que o coração do nosso Rancho palpitou com entusiasmo. O convívio teve início ao jantar e às 21h, um curto desfile dos grupos antecedeu a cerimónia de abertura. Ao subirmos ao palco pelas 23h00, sentimo-nos parte de uma tapeçaria viva, entrelaçada pelos laços do folclore nacional.
A nossa atuação, ao lado do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, Rancho Folclórico Penedo (Batalha), Jogo do Pau – Valdera e Cascais, e Rancho Folclórico do Clube das Arroteias (Alhos Vedros), levou ao sul uma expressão autêntica das raízes de Fafel. Transportámos danças, músicas e trajes que contam a história do nosso povo, partilhando com todos os presentes a riqueza das tradições de Lamego.
Foi com entusiasmo e sentido de pertença que integramos este evento, celebrando o património imaterial e a alegria do encontro entre culturas, convívios e gerações.

A família do Rancho de Fafel está novamente de luto
O Rancho Regional de Fafel manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da Avelina Ferraz, carinhosamente conhecida por nós como a “Lina do Morais”.
A todos os familiares e amigos as nossas sentidas condolências.
À Francisca e à Matilde o nosso caloroso abraço, desta família do Rancho de Fafel.

Eleições para o biénio 2025/2026

Comemoração do 67.º aniversário
O Rancho Regional de Fafel comemorou, no dia 8 de fevereiro, o seu 67.º aniversário, que se celebra a 19 de janeiro. Para o efeito, e fazendo cumprir a tradição, celebrou-se uma missa na Sé Catedral de Lamego, onde a comunidade se reuniu para agradecer pelas bênçãos e conquistas ao longo dos anos. A missa, repleta de emotividade e simbolismo, foi seguida de um jantar convívio com atuais e antigos membros do RRF, familiares e também alguns amigos que têm colaborado com a nossa associação ao longo dos vários anos de existência do grupo. Este ano, tal como vem sendo hábito, pudemos contar com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, que muito nos honra, e cujas palavras de incentivo e apoio foram apreciadas por todos, motivando-nos ainda mais a continuar o nosso trabalho em prol da cultura e tradições da nossa região.
É um orgulho fazer parte de uma associação que junta, em simultâneo, à mesma mesa quatro gerações de membros e que continua a preservar e a divulgar as tradições de um povo e de uma região e as faz chegar, não só a todo o território nacional, mas também além-fronteiras, de forma ininterrupta, há mais de seis décadas.
Este contínuo zelo e dedicação dos membros do Rancho Regional de Fafel reflete-se, ano após ano, na qualidade das atuações e na preservação das danças, músicas e cantares tradicionais. Esta associação não só honra o passado, mas também inspira as futuras gerações a manterem viva a chama da cultura popular portuguesa.
Muito mais do que um grupo folclórico, o Rancho Regional de Fafel representa um ponto de encontro, uma escola de vida onde os valores de camaradagem, respeito e amor pela tradição são ensinados e passados de geração em geração. Cada ensaio, cada evento e cada atuação são a prova viva do compromisso dos seus membros na valorização do património imaterial da nossa terra.
Ao longo destes 67 anos, o Rancho tem percorrido inúmeros palcos, tanto nacionais como internacionais, sempre com o mesmo entusiasmo e profissionalismo. As suas atuações são aplaudidas e reconhecidas, tornando-se embaixadores da cultura popular portuguesa.
As celebrações do passado 8 de fevereiro foram um autêntico hino à união e à continuidade. A missa na Sé Catedral de Lamego foi um momento de recolhimento e gratidão, seguido pelo jantar convívio, onde se partilharam histórias, memórias e, naturalmente, muitos sorrisos. Foi uma noite mágica, que reforçou os laços entre todos os presentes e renovou o compromisso de continuar a trabalhar em prol da cultura e da tradição.
Que venham muitos mais anos de conquistas e celebrações para o Rancho Regional de Fafel. Vida longa e próspera a esta instituição que tanto tem dado à nossa comunidade!











Mais um Amigo que parte!
Foi desde o final da década de 70 que o Laurindo escolheu Lamego para trabalhar e constituir Família. Oriundo de Setúbal, a Tipografia “Voz de Lamego” foi o seu destino e local de trabalho permanente. A par disso e pelas suas capacidades, foi-se adaptando à cidade que optou, passando a desenvolver outras atividades que o tornaram conhecido no meio local.
Resumidamente, entre outras instituições, esteve ligado às Rádio locais que davam os primeiros passos nas suas transmissões; interessou-se pelo Folclore, integrando o Rancho Regional de Fafel onde foi uma figura destacada; associou-se à organização das festas de NS dos Remédios em diversas manifestações; e, como não podia deixar de ser, também fez parte dos Órgãos Sociais do SC Lamego na década de 80, onde a nossa relação mais se acentuou.
Acrescento, ainda, que durante algum tempo foi colaborador do Jornal “Voz de Lamego”, assinando algumas crónicas sociais, relacionadas com o Desporto e o desenvolvimento da nossa cidade.
Como Homem simples, colaborante e de bom coração, no decorrer das suas prestações assumia-se como verdadeiro Lamecense. Foi no contacto com o Laurindo, na Tipografia, e depois na vida desportiva no SC Lamego, onde deu para perceber as suas qualidades como pessoa, desdobrando-se em multifunções que depois pôs ao serviço da Comunidade.
Desde há alguns anos com problemas de saúde, que se foram acentuando, levaram agora a este desfecho.
À Esposa, Filhos e demais Familiares, sentidas condolências.
Descansa em paz amigo Laurindo!
João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 94/48, n.º 4776, de 30 de outubro de 2024
Luto

O Rancho Regional de Fafel está de luto.
O Folclore português está de luto.
A cidade de Lamego está de luto.
Faleceu o Sr. Laurindo Lopes. O homem que durante anos foi o rosto deste grupo, que deu tanto de si por ele, que trabalhou arduamente para que o grupo atingisse um patamar de grande reconhecimento entre os pares. Acima de tudo o nosso muito OBRIGADO. Se hoje o grupo é o que é, a ele muito o deve.
Com a sua entrega, dedicação, rigor e trabalho conseguiu levar o nome do Rancho de Fafel e da cidade de Lamego longe, dentro e fora de Portugal.
Apesar de não ter nascido nesta região, acabou por ser aqui que criou a sua família e onde encontrou a sua a paixão, o folclore. Conseguiu passar esse amor a muitas pessoas, tanto às gerações mais velhas como às mais novas.
Dele, ficam as memórias, o conhecimento transmitido, o amor ao folclore, o gosto por se juntar à mesa com a família e amigos que são família. Com ele, leva um bocadinho de todos nós.
À família Lopes, nomeadamente à nossa querida Maria Olinda, à Beta e Pedro Nuno, Arão Pedro, António Pedro, Pedro Daniel e restante família, os nossos sentimentos. Estamos sempre aqui com vocês e para vocês.
Não poderíamos terminar sem a frase que tantas vezes ouvimos e que já era “obrigatória” no autocarro a seguir a uma exibição do grupo: “Então é assim…”
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
Muito, muito obrigado(a) sr. LAURINDO (02/10/1949 – 24/10/2024)
Joana Margarida
Mostra Internacional de Folclore
Decorreu, no passado dia 7 de julho, às 21 horas, no Parque Urbano da cidade de Lamego, uma mostra internacional de folclore com grupos provenientes de França (Les Bethmalais), dos Açores (Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense), de Vila Real (Grupo Etnográfico O Cantaréu) e com a participação e organização do Rancho Regional de Fafel. A iniciativa contou com a colaboração do Município Lamecense e todos os presentes puderam assistir a mais uma iniciativa de promoção e divulgação das tradições e do folclore continental, insular e de além-fronteiras.

Reencontro com os Amigos de Izarra – País Basco – Triskari Dantza Taldea (21-23.06.2024)
O Rancho Regional de Fafel voltou a Izarra, no País Basco, Espanha, para se unir às comemorações de mais um aniversário do grupo local – Triskari Dantza Taldea.
Nos três dia em que esteve em Izarra, o Rancho Regional de Fafel foi ‘mimado’ com um conjunto de iniciativas proporcionadas por estes nossos Amigos que não se pouparam a esforços para que nos sentíssemos como se estivéssemos em nossas casas. Desde logo, a disponibilidade para aguardarem, na sexta-feira, a horas pouco próprias, a nossa chegada e para nos receberem com aquele sorriso encantador com que tantas vezes nos brindaram. Depois, a total disponibilidade para tornar a nossa estadia o mais agradável possível, fosse pelo local maravilhoso em que nos alojaram fosse pela preocupação, inexcedível, com o nosso bem-estar. Não obstante as condições climatéricas não terem sido as melhores – com muita humidade própria da região -, nunca deixámos de nos sentir bem-vindos em Izarra.
Esta “família”, de gente amiga, acolhedora e generosa, há muito que está no coração de todos nós pelo muito que nos dá e nos ensina.
Esperamos, muito em breve, poder retribuir a generosidade com que nos brindaram nestes três dias de junho de 2024. Nos vemos pronto y… eskerrik asko por tudo.









Atuação em Lisboa (18.05.2024)
XXX Castro Daire abraça Lisboa

O Rancho Regional de Fafel associou-se à XXX edição da iniciativa “Castro Daire abraça Lisboa”, que decorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2024, no parque urbano Vale Fundão, levando até à capital portuguesa um ‘gostinho’ do folclore da nossa região.
Manuel, ó Manuel, Manuel olha a Maria
Comemoração do 50.º aniversário do 25 de abril.
O Rancho Regional de Fafel Associou-se às comemorações dos 50 anos da revolução de abril que decorreram no Pavilhão Multiusos, em Lamego, no passado dia 25 de abril.
O espetáculo contou, para além da atuação do Rancho Regional de Fafel, com a participação da Banda Filarmónica de Magueija, da Academia de Música de Lamego e do tributo ao Festival da Canção, com o cantor Lamecense, Paulo Paradela.

Tertúlia Artes e Letras: Biblioteca Municipal de Lamego 20/04/2024 Ver aqui
66.º Aniversário

O Rancho Regional de Fafel comemorou mais um aniversário, o 66.º, com uma missa celebrada na Sé Catedral de Lamego, no passado dia 10 de fevereiro de 2024. A cerimónia decorreu, como já vem sendo habitual, com a presença da maior parte dos elementos que integram o grupo atualmente e com alguns dos antigos membros. Após a cerimónia, foi servido um jantar comemorativo na atual sede do Rancho, a qual celebra igualmente o seu 1.º aniversário ao serviço deste grupo folclórico.












Atividade do RRF em dezembro
Veja aqui as iniciativas que assinalaram o último mês de 2023, o 1.º ano na nova sede.
Para todos, os nossos votos mais sinceros:

Atividade do Rancho Regional de Fafel


No passado sábado, 22 de julho, o Rancho Regional de Fafel esteve presente no XXXIV Festival Nacional de Folclore do Rancho de Vilarinho, Vila Caíz – Amarante. Uma vez mais, este grupo folclórico lamecense levou as danças e cantares da nossa região a outras regiões de Portugal.
Recebido de forma calorosa pelas gentes locais, o Rancho Regional de Fafel começou por subir à Sra. da Graça que, não tendo a fama da sua homónima, consagrada pela volta a Portugal em bicicleta, não lhe fica muito a dever em dificuldade de acesso. Contudo, o esforço é depois recompensado pela grandiosa vista panorâmica e pela beleza e sobriedade da ermida ali erigida.
Seguiu-se um agradável jantar convívio entre os grupos participantes, bem confecionado e ainda melhor acompanhado dos vinhos da região, servido no recreio de uma antiga escola primária, das inúmeras que foram fechando portas nos últimos anos.
Algum atraso no início das atuações, em resultado de uma avaria no sistema elétrico, não retirou a satisfação que o Grupo coloca em todas as suas participações. Uma vez mais, ficou patente a simpatia e a entrega do Rancho Regional de Fafel em todas as participações para as quais é convidado. “O Loureiro”, “Onde vais, ó verde rosa?” e “A chula do Xico Toino”, entre outras, foram algumas das danças do vasto reportório do Rancho de Fafel que foram dadas a conhecer aos habitantes desta região de Tâmega e Sousa e através das quais todos puderam apreciar a cumplicidade dos pares, o voltear das saias, escutar o roçagar de chinelas, admirar o adejar de lenços e aventais, enfim, absorver toda a fulgência e modéstia do doce folclore regional lamecense.
Ao longo dos primeiros meses do ano, o Rancho Regional de Fafel já participou em vários eventos, designadamente o XLI Festival Nacional de Folclore de Ponte de Sor, no Alentejo, e o XLVI Festival Nacional de Folclore de Antões, Pombal; também esteve presente na mostra de produtos endógenos e vinhos “Lamego há prova” e nas exposições caninas (2.ª internacional e 12.ª nacional), que decorreram no pavilhão multiusos de Lamego. No entanto, as atuações deste grupo folclórico, que conta já com sessenta e cinco anos de existência, não ficarão por aqui e já estão agendadas participações no XXVII Festival Nacional de Folclore de Boidobra, Covilhã; na pré-jornada das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lamego; no LIV Festival Nacional de Folclore de Lamego, cuja organização é da sua responsabilidade, e ainda no cortejo etnográfico que irá decorrer em setembro, igualmente em Lamego, por altura das Festas de N.ª Sra. Dos Remédios.
O ano de 2023 encetou uma nova etapa do Rancho Regional de Fafel assinalada pela mudança para a nova sede do grupo, no Centro Cívico de Lamego (outrora antigo matadouro da cidade), largando definitivamente a antiga sede situada na rua de Fafel e que, atualmente, se encontra em processo de demolição. Como curiosidade, recordemos que esta era uma reivindicação antiga do Rancho Regional de Fafel e de que uma notícia no jornal Voz de Lamego dava conta a 7 de fevereiro de 1985.
Arraial de S. João
Inauguração da nova sede
3 de junho de 2023
A tão desejada data chegou finalmente!
Foi neste sábado, 3 de junho de 2023 – um sábado ao qual não faltaram alguns (poucos) pingos de chuva para abençoar a nova casa -, que a Sra. Ministra da Coesão Territorial, Prof. Dra. Ana Abrunhosa, inaugurou o Centro Cívico de Lamego, a nova sede do Rancho Regional de Fafel. Uma cerimónia que ficou assinalada pelo descerrar das placas na entrada do edifício do antigo matadouro municipal (atualmente requalificado). Seguiu-se uma visita às instalações e às exposições temporárias, os discursos das diversas entidades presentes, designadamente o Presidente do Rancho Regional de Fafel, Sr. Joaquim Neves, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes e a Sra. Ministra da Coesão Territorial, Prof. Dra. Ana Abrunhosa, e uma soirée cultural que se prolongou pela tarde toda.
A cerimónia oficial ficou ainda marcada por um brinde aos presentes e à nova etapa que agora tem início para o Rancho Regional de Fafel.

À boleia de Romeiros e Cachopas

Ao contrário das Cachopas de Fafel, os nossos Romeiros foram mais hábeis em chegar à cidade. Já deram as suas voltas no comércio tradicional e ainda aproveitaram para ir ao Teatro Ribeiro Conceição. Mas sábado, lá estarão na Inauguração do Centro Cívico de Lamego, às 14h, para depois desfrutarem de uma tarde cultural.

O barco onde seguiam as Cachopas seguiu o curso do rio Douro para além da Régua. Mas as Cachopas são desembaraçadas. Já viram os horários. Dia 3 de junho, às 14h, hão de estar no Centro Cívico de Lamego, seguramente.

Sábado, dia 3 de junho, às 14h, traga a família e venha passar a tarde com eles e com as Cachopas de Fafel. Faltam poucos dias para a Inauguração do Centro Cívico de Lamego. Os nossos Romeiros ainda têm tempo e aproveitam para dar uma voltinha pela cidade.

Felizmente, alguém deu boleia aos nossos Romeiros para o Centro Cívico de Lamego. De certeza que dia 3 de junho estão na morada correta. As coordenadas da nossa nova sede são as seguintes: 41.09339757083156, -7.819953731264663

Também as Cachopas de Fafel, que adoram uma boa festa, tentaram apanhar o barco para não perderem a inauguração do Centro Cívico de Lamego. Será que conseguiram? Apareça no dia 3 de junho de 2023, pelas 14h, e descubra.

Têm sido vistos alguns Romeiros à boleia para o Centro Cívico de Lamego. Acredita-se que pretendem estar presentes na inauguração no dia 3 de junho de 2023, às 14 horas.
Dia Mundial da Dança

No seguimento do convite que foi dirigido pelo grupo TRanÇa, alguns elementos do Rancho Regional de Fafel participaram nas celebrações do Dia Mundial da Dança – que decorreram na zona baixa da cidade de Lamego – e proporcionaram a aprendizagem de alguns passos que fazem parte do reportório do nosso grupo folclórico.
Alguns dos transeuntes, de todas as faixas etárias, inclusive alguns turistas que nos visitam, puderam juntar-se às danças e cantares do Rancho Regional de Fafel e, assim, assinalar a efeméride.

9.º festival de sopas e encontros de ranchos – Sernancelhe
De 17 a 19 de fevereiro realizou-se o 9.º Festival de Sopas e Encontros de Ranchos de Sernancelhe, evento integrado na Cidade Europeia do Vinho 2023. O Rancho Regional de Fafel esteve presente no terceiro dia e ajudou a abrilhantar o evento.

Estreia
28 de janeiro de 2023 foi o dia em que se assinalou o primeiro ensaio do Rancho Regional de Fafel no Centro Cívico de Lamego, a nova sede do grupo, há tanto tempo desejada por todos.
Neste dia, também se estrearam alguns novos elementos que, a partir de agora, fazem parte desta grande família. Porém, todos os que desejem integrar o Rancho Regional de Fafel, seja a cantar, dançar e/ou tocar um instrumento, estão convidados a aparecer aos sábados, pelas 21h30, no Centro Cívico de Lamego, localizado no lugar do antigo matadouro municipal. Apareçam.

Assinatura
A Câmara de Lamego assinou o contrato de comodato do antigo matadouro municipal, que irá acolher o Rancho Regional de Fafel como entidade residente.

























